Agência Panafricana de Notícias

Bélgica pede novamente ao Senegal para extraditar ex-Presidente tchadiano

Bruxelas, Bélgica (PANA)- A Bélgica enviou ao Senegal um novo pedido de extradição do ex-Presidente tchadiano, Hissene Habré, soube-se neste fim de semana de fonte diplomática em Bruxelas.

A informação foi prestada por Gerard Drive, alto funcionáro do Ministério belga dos Negócios Estrangeiros encarregue do dossiè do ex-chefe de Estado tchadiano refugiado no Senehal desde a sua queda em 1990 depois de oito anos de poder ditatorial no Tchad.

Depois duma queixa por crimes contra a humanidade, crimes de guerra e atos de tortura cometidos durante o seu regime, depositada em Bruxelas por um coletivo das vítimas, a justiça belga pede a sua extradição há vários anos, mas sem sucesso.

A 10 de janeiro corrente, o Tribunal de Apelação de Dakar tinha declarado "inadmissível" um pedido de extradição emitido pela Bélgica, alegando que os documentos introduzidos relativamente a este pedido, não obedeciam às normas.

Durante uma visita recente a Bruxelas, a advogada das vítimas de Hissène Habre, Jacqueline Moundeina, declarou que o Senegal "deve deixar de brincar com a extradição", exigindo a entrega do ex-Presidente tchadiano à Bélgica "para que seja julgado em conformidade com a justiça internacional".

-0- PANA AK/TBM/IBA/MAR/DD 19janeiro2012