Agência Panafricana de Notícias

Bélgica pede calma e serenidade na RD Congo

Bruxelas, Bélgica (PANA) – O ministro belga dos Negócios Estrangeiros, Didier Reynders, apelou quinta-feira para a calma e a serenidade na RD Congo, exortando os atores políticos que contestam os resultados das eleições presidenciais proclamados pela Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI) a recorrer às vias previstas pela Constituição congolesa.

Ele indicou que a Bélgica tomou disposições sobre os cidadãos belgas residentes na RD Congo, acrescentando que aqueles cuja presença é desnecessária devem deixar o país.

Neste sentido, o reinício das aulas nas escolas belgas na RD Congo, após as férias de Natal, foi adiado para mais tarde para não pôr em perigo os alunos.

Contrariamente ao ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Jean-Yves Le Drian, que se apressou a declarar que os resultados anunciados pela CENI não eram os esperados, o seu homólogo belga indicou que ele aguarda pela evolução "das reações dos Congoleses e das Congolesas sobre os resultados proclamados pela CENI".

Ele anunciou que a Bélgica, membro do Conselho de Segurança desde 1 de janeiro próximo, estará do lado da decisão que a instância onusina tomará sobre os resultados proclamados pela CENI.

-0- PANA AK/JSG/FK/IZ 11jan2019