Agência Panafricana de Notícias

Bélgica oferece 2 milhões de euros para desdobramento de forças malianas

Bruxelas, Bélgica (PANA) – A Bélgica decidiu conceder dois milhões de euros para financiar o envio de forças malianas ao norte e ao centro do país, com o apoio da componente policial da Missão Multidimensional Integrada da ONU para a Estabilização do Mali (MINUSMA), anuncia um comunicado governamental transmitido esta sexta-feira à imprensa em Bruxelas.

Estes fundos, a serem canalizados através do Fundo Fiduciário das Nações Unidas para a Paz e Segurança no Mali, servirão para equipar as forças malianas em material "não letal", a fim de poderem "cumprir a sua missão a favor das populações destas localidades nas melhores condições possíveis", sublinha a nota.

Está previsto o lançamento de programas de formação, nomeadamente, sobre o respeito pelos direitos humanos, e de um projeto de instalação de uma Polícia de proximidade que opere o mais perto possível das populações.

Para a Bélgica, a dimensão género e o envolvimento das mulheres constituem uma parte integrante dos projetos que serão executados.

A estratégia belga no Mali é global e inclui os aspetos diplomáticos, o desenvolvimento, a defesa e justiça, bem como a segurança, em resposta ao caráter plural dos desafios do país, sublinha por outro lado, a nota.

Desde o início do ano, a Bélgica elevou para o estatuto de Embaixada a sua representação diplomática em Bamako, capital maliana.

-0- PANA AK/JSG/FK/IZ 30nov2018