Agência Panafricana de Notícias

Bélgica mobiliza 5 milhões de euros para apoiar processo eleitoral na RD Congo

Bruxelas, Bélgica (PANA) – A Bélgica decidiu mobilizar cinco milhões de euros para apoiar o processo eleitoral na RD Congo, anunciou o seu ministro dos Negócios Estrangeiros, Didier Reynders, após uma reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia (UE), em Bruxelas.

O chefe da diplomacia belga precisou que estes fundos serão desembolsados logo que as condições estejam reunidas pelo Governo congolês.

Com efeito, o Conselho dos Ministros Europeus dos Negócios Estrangeiros sublinhou, na conclusão dos seus trabalhos, "a necessidade de organizar eleições livres e credíveis" na RDC, lembrando a vontade da UE de contribuir para o processo eleitoral desde que "as medidas necessárias sejam tomadas para garantir a credibilidade do processo, tanto no plano técnico como na abertura do espaço democrático".

Lembre-se que a Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI) marcou para 23 de dezembro de 2018 a organização das eleições presidenciais na RDC.

A UE e a comunidade internacional tomaram nota deste novo calendário eleitoral que prorroga de facto o mandato do Presidente Joseph Kabila até 2019, pelo menos.

Segundo a Constituição congolesa, o Presidente em exercício continua no poder até à instalação do novo Presidente eleito.

-0- PANA AK/IS/SOC/FK/IZ 13dez2017