Agência Panafricana de Notícias

Bélgica mantém voos para África Ocidental apesar de ébola

Bruxelas, Bélgica (PANA) - A Bélgica não tenciona proibir os voos provenientes ou com destino à África Ocidental devido ao surto de ébola nesta região, indica um comunicado do Ministério belga dos Negócios Estrangeiros divulgado terça-feira.

Contudo, disposições sanitárias estão a ser tomadas no embarque e no desembarque para os passageiros provenientes da África Ocidental, bem como para os víveres, carnes, peixes, frutos e legumes vindos desta região.

Estes produtos são destinados aos Africanos que fazem as suas compras, nomeadamente nas lojas de Matongé, o bairro africano no centro de Bruxelas.

A companhia aérea belga Brussels Airlines é o grupo aéreo europeu com mais ligações para África.

Ela opera para Conakry (Guiné), Freetown (Serra Leoa) e Monróvia (Libéria), Dakar (Senegal), Abidjan (Côte d'Ivoire), Accra (Gana), Lomé (Togo), Banjul (Gâmbia), Lagos (Nigéria), Cotonou (Benin), Bamako (Mali), Niamey (Níger) e Ouagadougou (Burkina Faso).

A interdição dos voos com destino a todas estas capitais engendraria um prejuízo de vários milhões de euros para a companhia aérea belga.

Num total de 16 destinos africanos, a mais importante continua a ser Kinshasa (RDC) onde os voos da Brussels Airlines aterram diariamente.

-0- PANA AK/JSG/MAR/IZ 6ago2014