Agência Panafricana de Notícias

Bélgica exige segurança total de campo maliano antes de enviar tropas

Bruxelas, Bélgica (PANA) - O ministro belga da Defesa, Pieter de Crem, exige a melhoria das condições de segurança do campo de Koulikro, no norte do Mali, "antes do envio dos militares belgas que devem garantir a proteção deste sítio" com outros soldados europeus.

Pieter de Crem fez estes pronunciamentos quando visitava esta terça-feira o campo de Koulikoro (Mali) onde serão baseados os soldados instrutores europeus da Missão de Formação e de Aconselhamento do Exército Maliano (EUTM).

"A Bélgica não vai participar na EUTM se as condições de segurança não forem melhoradas", disse à imprensa o governante belga depois de ter constatado com seus que o sítio estava fechado num lado, face ao rio Níger, mas que estava completamente aberto do outro lado.

O campo de treino de Koulikoro deve acolher 450 soldados instrutores europeus da EUTM e a proteção do sítio será garantida por uma unidade de 150 militares, entre os quais Belgas.

Os treinos de soldados malianos devem em princípio começar no decorrer da primeira semana do mês de abril próximo e a EUTM tem um mandato de 15 meses para formar dois batalhões de dois mil e 600 soldados malianos.

Os helicópteros que a Bélgica disponibilizou para a operação Serval que o Exército francês leva a cabo no Mali contra os "jihadistas" (islamitas) foram transferidos para a EUTM.

-0- PANA AK/TBM/CJB/DD 27fev2013