Agência Panafricana de Notícias

Bélgica envia tropas ao Níger para operação contra terroristas no Sahel

Bruxelas, Bélgica (PANA)- A Bélgica enviará tropas ao Níger em 2016 no quadro da operação francesa Barkhane, lançada em agosto de 2014 para combater terroristas na zona do Sahel, nomeadamente na Mauritânia, no Mali, no Níger, no Tchad e no Burkina Faso, revela a imprensa belga.

No total 200 soldados belgas, com meios logísticos, serão enviados ao Níger, em finais de dezembro de 2016 para substituírem uma estrutura francesa da operação Barkhane que se retirará do palco de desdobramento, informou o ministro belga da Defesa, Steven Vandeput, citado pela fonte.

O governante belga regressava de Paris (França) onde se reuniu com o seu homólogo francês, Jean Yves Le Drian.

Em abril de 2013, França lançou a operação Serval no Mali para combater grupos terroristas islamitas que desestabilizaram este país completamente, tendo a Bélgica se juntado, depois, à operação Serval com helicópteros medicalizados e aviões de transporte.

À esta operação sucedeu a operação europeia EUTM-Mali, de treino e formação do novo Exército maliano, missão que compreende uma componente belga de 90 soldados encarregues, nomeadamente, da proteção do campo de treino de Koulikoro, não longe de Bamako.

Devendo a operação EUTM terminar em dezembro de 2016, a Bélgica vai deslocar as suas tropas do Mali ao Níger donde vão se retirar os militares franceses dum contingente que, atualmente, toma parte na operação Barkhane.

-0- PANA AK/IS/MAR/DD 02out2015