Agência Panafricana de Notícias

Bélgica e Finlândia investem 2,9 milhões de euros em projeto de integração da EAC

Dar es Salaam, Tanzânia (PANA) – A Bélgica e a Finlândia ofereceram 2,9 milhões de euros (dos quais dois milhões de euros provenientes da Finlândia) à Comunidade da África Oriental (EAC) para apoiar diferentes atividades destinadas a acelerar a sua agenda de integração regional.

A oferta foi anunciada pelo embaixador belga na Tanzânia, Koenraad Adam, e pelo seu homólogo finlandês, Sinikka Antila, durante um encontro com o secretário-geral adjunto da EAC, Jean Claude Nsengiyumva, na capital tanzaniana.

Na ocasião, os dois diplomatas reiteraram o compromisso permanente dos seus respetivos governos a favor da agenda de integração da EAC, e saudaram o trabalho e os resultados deste grupo económico regional.

Por sua vez, Jean Claude Nsengiyumva sublinhou a importância do Fundo de Parceria da EAC, precisando que o incentivo da Bélgica e da Finlândia vai permitir financiar os projetos prioritários da Comunidade de que se espera resultados tangíveis com um impacto evidente sobre a vida da população da África Oriental.

Segundo este último, o Fundo apoiou, no passado, os projetos indispensáveis à integração, nomeadamente a negociação e implementação do Protocolo do Mercado Comum, os programas de sensibilização, estudos e o reforço das capacidades do Secretariado da EAC.

-0- PANA AR/SEG/NFB/SSB/CJB/IZ 13set2013