Agência Panafricana de Notícias

Bélgica deplora escalada de violência no Burundi

Bruxelas, Bélgica (PANA) - A Bélgica manifestou-se vivamente preocupada pela escalada da violência no Burundi, segundo um comunicado transmitido quarta-feira à imprensa em Bruxelas.

O ministro belga dos Negócios Estrangeiros, Didier Reynders, insurgiu-se nomeadamente contra a tentativa de assassinato do "corajoso defensor dos direitos humanos" Pierre Claver Mbonimpa, ferido numa agressão que se seguiu ao assassinato, domingo passado, do general Adolphe Nshimirimana, igualmente condenado pela Bélgica.

O chefe da diplomacia belga constata que o clima atual de violência no Burundi combina com restrições "cada vez mais graves das liberdades fundamentais, incluindo atentados à integridade física de jornalistas e de militantes dos direitos humanos".

Ele convida o Burundi "a garantir a segurança dos cidadãos" e a coesão nacional, apelando a todas as autoridades judiciais para perseguirem os responsáveis de todos estes crimes, no respeito do Estado de direito.

Apelou ainda a todas as partes para a contenção e o diálogo "para alcançar um consenso, única maneira de ultrapassar a crise atual".

-0- PANA AK/JSG/MAR/IZ 5ago2015