Agência Panafricana de Notícias

Bélgica confrontada com fluxo de refugiados

Bruxelas, Bélgica (PANA) – Uma manifestação foi organizada esta quarta-feira em Bruxelas na Agência Federal para o Acolhimento dos Refugiados (FEDASIL) para protestar contra a falta de pessoal face ao fluxo de refugiados.

O secretário de Estado encarregue do Asilo e Migração, Theo-Francken, recebeu ameaças de morte online. Os autores acusam-lhe de dar dinheiro « a todos estes refugiados, enquanto o país está afetado pelo desemprego; eu quero colocar uma granada na tua boca!”.

Um joven guineense (Moussa, de 24 anos), cujo dossiê foi rejeitado por ser pouco credível, foi citado pela imprensa belga dizendo que foi preso e torturado no seu país por pertencer a um partido da oposição, a União das Forças Democráticas da Guiné.

O requerente relatou ter sido levado pelos agentes de segurança guineenses a um campo de detenção onde ele foi agredido e torturado várias vezes. Ele disse ter sido forçado a despir-se e espancado por militares, mas apesar destes detalhes o seu processo foi rejeitado por ser alegadamente semelhante a outros.

-0- PANA AK/IS/IBA/FK/TON 19agosto2015