Agência Panafricana de Notícias

Bélgica condena golpe de estado no Burkina Faso

Bruxelas, Bélgica (PANA)- A Bélgica condenou "com a maior firmeza" o golpe de estado no Burkina Faso, considerando que este ato "ameaça a transição democrática neste país".

Num comunicado transmitido à imprensa, os ministros belgas dos Negócios Estrangeiros, Didier Reynders, e o da Cooperação para o Desenvolvimento, Alexander de Croo, apelam a todas as partes abrangidas "a colocar novamente o Burkina Faso no caminho da legalidade" começando pela libertação imediata do Presidente da transição, Michel Kafando, e do seu primeiro-ministro, Isaac Zida, bem como outros ministros detidos.

Eles apelam à União Africana, à Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e à Organização das Nações Unidas a tomar todas as medidas necessárias para restaurar a legalidade no Burkina Faso.

Um seminário de peritos foi organizado, na semana passada em Bruxelas, para examinar os setores prioritários para relançar os programas de ajuda para o desenvolvimento com este país.

O comunicado sublinha que o golpe de estado hipoteca qualquer avanço na concretização e na formalização da cooperação com o Burkina Faso, país com o qual a Bélgica rompeu qualquer relação de cooperação sob o regime de Blaise Compaoré.

-0- PANA AK/IS/MAR/TON 17set2015