Agência Panafricana de Notícias

Bélgica concede três milhões de euros à RDC para garantir paz

Kinshasa- RD Congo (PANA) -- A Embaixada da Bélgica em Kinshasa acaba de conceder três milhões de euros destinados a acompanhar a República Democrática do Congo (RDC) para um restabelecimento económico e social verdadeiro no leste do seu território, indica um comunicado da missão diplomática belga transmitido sábado à PANA.
Este compromisso, precisa a fonte, dará um apoio ao Programa para o Apoio à Estratégia para a Segurança e Estabilidade no leste do país cuja coordenação foi colocada sob a responsabilidade do ministério congolês do Planeamento.
A Embaixada da Bélgica procedeu, para o efeito, à assinatura dum memorando de acordo com United Nations Office for Project Services (UNOPS), a Agência das Nações Unidas, que garante a aplicação do projecto.
Esta soma servirá igualmente, indica a Embaixada belga no seu comunicado, para a reabilitação duma parte dos eixos rodoviários prioritários retidos no quadro do referido programa, nas províncias de Kivu-Norte e Sul (leste).
O projecto, prossegue a nota, inscreve-se plenamente nas prioridades do Governo congolês que vai apoiar importantes esforços já envidads em termos de segurança, estabilidade e desenvolvimento.
Ele contribuirá ainda para a restauração da autoridade do Estado nos eixos prioritários, para o regresso das populações deslocadas internas e o relançamento das actividades económica e social nestas zonas, lê-se no texto.