Agência Panafricana de Notícias

Bélgica concede 58 mil euros para combater epidemia de Ébola na RD Congo

Bruxelas, Bélgica (PANA) - A Bélgica desembolsou 58 mil euros para uma ajuda médica de emergência à República Democrática do Congo (RDC) para lutar contra a febre hemorrágica causada pelo vírus do Ébola, cuja presença neste país foi confirmada esta segunda-feira pelo Governo congolês, soube-se de fonte oficial.

Num comunicado transmitido esta segunda-feira à imprensa em Bruxelas, a Cruz Vermelha Belga, que transferirá estes fundos para a Cruz Vermelha da RDC, dá conta de pelo menos 10 mortos por causa do vírus do Ébola na província oriental congolesa, que possui oito milhões e 200 mil habitantes.

Estes fundos servirão para o financiamento duma campanha de sensibilização visando reduzir a progressão da epidemia do Ébola nas províncias afetadas pela febre hemorrágica mortal, precisa o comunicado.

Segundo a Cruz Vermelha, o vírus do Ébola que surgiu na RDC não é de origem oeste-africana, mas sudanesa e zairo-sudanesa, e é causado pelo consumo de carne de floresta.

O vírus foi identificado, pela primeira vez, em 1976 quando a RD Congo se denominava ainda Zaíre. A presente epidemia é a sétima do género neste país, segundo a Cruz Vermelha.

A epidemia de Ébola causou até agora mais de mil mortos em quatro países da África Ocidental (Libéria, Guiné Conakry, Serra Leoa e Nigéria).

-0- PANA AK/BEH/FK/TON 25ago2014