Bélgica concede 100 mil euros ao Tchad para combate à desnutriçãoe
Bruxelas, Bélgica (PANA) – A Bélgica concedeu 100 mil euros à Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) para o financiamento dum programa de luta contra a desnutrição no Tchad, segundo um comunicado governamental transmitido quinta-feira à imprensa.
De acordo com o comunicado, na província isolada de Batha, no centro do país, o clima, como em toda a região do Sahel, pode variar muito dum ano para outro, o que tem por consequência colheitas apenas uma vez por ano.
Consequentemente, homens são obrigados a levar o seu gado das pastas para mercados, enquanto mulheres se ocupam do abastecimento alimentar e de crianças, lê-se na nota.
Mas estas mães não conseguem variar suficientemente a alimentação dos seus filhos, daí uma desnutrição extremamente severa para crianças menores dos cinco anos de idade, segundo o documento.
O comunicado lembra que os cinco primeiros anos de existência das crianças são cruciais para estas se tornarem adultos sãos e fortes.
Também, os fundos concedidos vão permitir à FAO remediar esta situação aflitiva, melhorar nomeadamente o acesso a creditos para mamãs, o que vai permitir aos beneficiários recorrerem a outras fontes de receitas e poupar dinheiro.
Graças a estes fundos, a FAO, profundamente empenhada na diversificação da agricultura, poderá dar a sua ajuda financeira a 250 membros dos clubes de mães (Tontinas) que se ocupam só das suas famílias, devendo as mesmas beneficiar duma formação e de uma alimentação equilibrada.
Elas poderão aprender igualmente a produzir uma variedade de cultura para que possam obter uma alimentação completa durante o ano, incluindo em períodos difíceis.
As mães beneficiárias vão receber informações sobre a poupança e o crédito, no quadro de um programa concernente a mil e 500 pessoas, revela o comunicado.
-0- PANA AK/BEH/MAR/DD 10out2019