Agência Panafricana de Notícias

Bélgica acolhe primeira cimeira europeia com presença do novo Presidente francês

Bruxelas, Bélgica (PANA) – A primeira cimeira europeia na presença do novo Presidente francês, Emmanuel Macron, iniciou-se esta quinta-feira, em Bruxelas (capital belga), com uma agenda marcada pelo debate sobre a migração.

Estima-se que o número de "imigrantes ilegais" expulsos, agora com o desembarque em Itália dum número considerável de migrantes ilegais, ultrapassou os 26 porcento.

Desde o início deste ano, mil e 900 destes migrantes foram mortos durante a travessia do Mediterrâneo depois de embarcarem ao largo das costas líbias, lembre-se.

Segundo um documento transmitido à imprensa, o aumento do número de migrantes ilegais levou os responsáveis europeus a organizar a formação e o treino dos guardas costeiros líbios.

Esta iniciativa permitiu a detenção de pelo menos 100 passadores e a neutralização de mais de 400 embarcações obsoletas.

Durante um debate de alto nível no Parlamento Europeu, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, anunciou a mobilização duma soma de 200 milhões de euros durante este ano no quadro dos acordos de parceria com os países africanos de origem e de trânsito dos quais a Líbia, o Egito e a Tunísia.

-0- PANA AK/BEH/FK /IZ 22junho2017