Agência Panafricana de Notícias

Belgica acolhe conferência internacional de mobilização de fundos para G5 Sahel

Bamako, Mali (PANA) – Uma conferência internacional de alto nível sobre o Sahel destinada a mobilizar fundos para o financiamento da Força Conjunta do G5 Sahel, iniciou-se sexta-feira em Bruxelas, soube a PANA de fonte oficial.

Os chefes de Estados-membros do G5 Sahel, designadamente Ibrahim Boubacar Keita do Mali, Issoufou Mahamadou do Níger, Roch Marc Christian Kaboré do Burkina Faso (presidente em exercício da organização), Mohamed Ould Abdel Aziz da Mauritânia e Idriss Déby Itno do Tchad participam nesta reunião, bem como o Presidente francês, Emmanuel Macron.

A União Europeia (UE), as Nações Unidas, a União Africana (UA) e o G5 Sahel tomam parte neste encontro durante o qual serão anunciadas contribuições financeiras para tornar operacional a Força Conjunta do G5 Sahel , composta por cinco mil homens, ou seja mil soldados por país.

Até ao momento, apenas uma centena de biliões de francos CFA foi mobilizada, dos mais de 400 biliões necessários à operacionalidade desta força (1 dólar americano equivale a quase 532 francos CFA) necessários.

A conferência de Bruxelas representa então a oportunidade para mobilizar mais fundos para reforçar não apenas as capacidades da Força Conjunta do G5 Sahel mas também permitir à região executar projetos de desenvolvimento sustentável em termos de criação de empregos para jovens e de criação de riqueza para as populações vulneráveis.

-0- PANA GT/JSG/FK/DD 23fev2018