Agência Panafricana de Notícias

Bélgica acolhe cimeira europeia para conter fluxos migratórios de África a partir da Líbia

Bruxelas, Bélgica (PANA) – Conter os fluxos de migrantes provenientes de África via Líbia é o primeiro ponto na agenda da cimiera europeia aberta esta quinta-feira, em Bruxelas, indica uma nota de imprensa da União Europeia (UE).

Os líderes europeus devem, nomedamente, chegar a um acordo sobre os meios financeiros necessários para pôr termo à imigração ilegal proveniente de África.

Segundo um relatório oficial, desde 2014, pelo menos 140 mil Africanos morreram afogados no Mediterrâneo, depois de entrar em embarcações obsoletas para atravessar o mar a partir das costas líbias.

Durante a cimeira de Malta, os líderes europeus aprovaram um plano de ações para desmantelar as redes dos passadores, repatriar com dignidade os migrantes económicos, melhorar os controlos nas fronteiras e formar os guardas costeiros líbios.

França, a Alemanha, Itália e a Espanha decidiram enviar missões de controlo ao Tchad e ao Níger, os dois principais países de trânsito antes da Líbia, para favorecer a partida para a Europa dos migrantes previamente identificados pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), pela Organização Internacional para as Migrações (OIM) e pelas agências especializadas da ONU que operam nestes países.

Os líderes europeus têm a vontade de abrir as vias legais da imigração para a Europa.

-0- PANA AK/JSG/FK/IZ 19out2017