Agência Panafricana de Notícias

Batalhão rwandês ruma para Sudão Sul em missão de manutenção da paz

Kigali, Rwanda (PANA) - Um batalhão do Exército rwandês composto por 850 homens deixou Kigali, esta quarta-feira, para o Sudão Sul para reforçar o efetivo da força da Organização das Nações Unidas (ONU) para uma missão de manutenção da paz em várias localidades deste novo Estado africano, soube a PANA de fonte militar em Kigali.

O porta-voz do Exército rwandês, o major René Ngendahimana, indicou que o contigente rwandês, que fará parte da força de manutenção da paz no Sudão Sul (MINUSS), será desdobrado nas localidades de Yambio, Tumura, Torit e Juba, a capital deste Estado africano tornado independente a 9 de julho de 2012.

A MINUSS tem por missão garantir a segurança das populações civis e supervisionar a aplicação do cessar-fogo entre diferentes grupos protagonistas que se disputam territórios petrolíferos situados perto da fronteira entre o Sudão (norte) e o Sudão Sul.

"É o único batalhão rwandês que fará parte desta força onusina desdobrada no Sudão Sul", indicou o major Ngendahimana.

Ele disse que há, no entanto, um pequeno destacamento composto por cerca de 30 instrutores da Polícia rwandesa que serão desdobrados no Sudão Sul para formar e treinar os seus pares locais.

O Rwanda já desdobrou um contingente de três mil e 200 soldados e polícias no quadro de uma outra missão de manutenção da paz da ONU em Darfur - a região do noroeste do Sudão - (MINUAD).

-0- PANA TWA/TBM/MAR/DD 11abril2012