Agência Panafricana de Notícias

Basquetebolista cabo-verdiano fica em Itália para evitar entrada do Covid-19 em Cabo Verde

 

Praia, Cabo Verde (PANA) - Um basquetebolista internacional cabo-verdiano, Ivan Almeida, que evolui no Treviso, equipa da primeira divisão italiana, optou por permanecer na Itália, apesar de autorizado pelo clube a regressar a Cabo Verde “para não contribuir para entrada do Covid-19” neste país que ainda não registou nenhum caso positivo de infeção pelo novo coronavírus, apurou a PANA, segunda-feira, de fonte segura.

De acordo com o balanço de domingo do ministério italiano da Saúde, a Itália registou um recorde de mortes pelo novo coronavírus nas últimas de 24 horas, ou seja 368, sendo que o total de óbitos no país é de mil 809.

Ivan Almeida é dos  três jogadores estrangeiros deste clube, dos quais um neozelandês e um esloveno, que já regressaram aos seus respetivos países. 

“A hora de regressar a casa era há duas semanas. Agora não. Não serei a pessoa que poderá levar o vírus a Cabo Verde, se o pegar durante a viagem de regresso”, lê-se na página do twitter de  Ivan Almeida, que considera que "já é um pouco tarde” para o regresso."

O internacional cabo-verdiano assinou, em janeiro último,  até ao final da temporada 2019-2020, um contrato com o histórico clube italiano da 1ª divisão, da série A.

O basquetebolista, de 31 anos de idade , já passou pelo Vitória de Guimarães, pelo Sampaense e Galitos, de Portugal, pelo Cholet Basket e Lille Metropóle e Chorale Roanne, da França, e, também, pelo BC Kalev Cramo da Estónia.

O atleta teve igualmente uma passagem pela Polónia onde jogou no Anwil Wloclawek.

Antes de chegar à Itália, Ivan Almeida atuou ainda, durante um mês e meio,  no Nymburk, atual campeã da principal liga checa e grande potência daquele país, com 16 títulos conquistados.

Em Cabo Verde, Ivan atuou com as cores do Bairro e dos Seven Stars e foi, em ambos os clubes campeões regional e nacional em mais do que uma ocasião.

Na última edição da Gala do Desporto da DGD, ele foi eleito o Melhor Atleta Cabo-verdiano da Diáspora.

-0- PANA CS/DD 16março2020