Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - A força militar francesa Barkhane anunciou sábado ter neutralizado dois combatentes jihadistas na região de Ansongo, no nordeste do Mali.
Sábado último de manhã, 13 de agosto de 2022, em torno da cidade de Tassiga, a 37 quilómetros a sudeste de Ansongo, em Liptako, uma unidade do grupo tático deserto de Monclar, na mesma região, derrotou os combatentes jihadistas, informou Barkhane num comunicado.
De acordo com a mesma fonte, um grupo de homens armados de metralhadoras, circulando de motorizadas, tentava informar-se sobre o dispositivo desdobrado pela Barkhane, no âmbito de uma operação de segurança levada a cabo na região.
Logo depois de desmascarados, os combatentes jihadistas agrediram a força francesa, que, em retalhação, reduziu-os à expressão mais simples, sem ter sofrido baixas nas suas fileiras.
Barkhane é uma operação militar lançada desde 2014 no Sahel e no Sara pelo Exército Francês, com a ajuda secundária de exércitos aliados, a fim de combater grupos armados em toda esta região.
Porém, nos últimos meses, as autoridades malianas ordenaram que esta força deixasse o seu território por mau desempenho.
A operação de deslocalização para o vizinho Níger está em curso, recorda-se.
-0- PANA TNDD/JSG/MAR/DD 14agosto2022