Agência Panafricana de Notícias

Bank of China abre filial no Quénia

Nairobi, Quénia (PANA) – O Banco Central do Quénia (CBK) deu o seu aval ao banco comercial chinês "Bank of China" (BOC) para abrir uma filial no Quénia, fazendo deste país da África Oriental a terceira agência africana para este banco de investimento chinês.

O CBK indicou que a autorização de abrir uma filial faz do BOC o quinto banco estrangeiro a ser autorizado a abrir uma representação no Quénia.

Detido maioritariamente por um fundo soberano, o BOC está sediado em Beijing, capital chinesa, e opera na China e no estrangeiro, incluindo na África do Sul e na Zâmbia, dedicando-se principalmente à prestação de serviços bancários a empresas e particulares (serviços de investimento, tesouraria e financiamento de ativos, entre outros).

O Quénia continuou a suscitar um interesse internacional cada vez maior das instituições financeiras internacionais de renome como uma base preferencial para as suas operações regionais.

"Isto oferece possibilidades singulares para a economia queniana de integrar cada vez mais os mercados financeiros mundiais. Com a preferência acrescida dos estabelecimentos estrangeiros para fazer do Quénia a sua base regional, o país aproxima-se da realização das suas aspirações de constituir um centro financeiro regional, como previsto no plano de ação económico do Governo, o Vision 2030", refere O CBK num comunicado divulgado terça-feira.

No ano passado, o banco Hong Kong and Shanghai Banking Corporation Limited (HSBC) também abriu uma filial no Quénia.

-0- PANA AO/SEG/ASA/TBM/SOC/CJB/IZ 05jul2012