Agência Panafricana de Notícias

Bandeira de regime de Kadafi retirada da Embaixada da Líbia em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) - A bandeira verde, que simboliza o regime líbio de Muamar Kadafi, deixou de flutuar, desde sexta-feira, no edifício da Embaixada da Líbia na cidade da Praia, constatou a PANA na capital cabo-verdiana.

No entanto, até ao momento, não foi ainda içada no local a bandeira adotada pelo Conselho Nacional de Transição (CNT), já reconhecido por uma grande parte da comunidade internacional, incluindo o Governo de Cabo Verde, como representante legítimo do povo líbio.

Esta semana, o secretário de Estado cabo-verdiano dos Negócios Estrangeiros, José Luís Rocha, garantiu que a representação diplomática líbia na cidade da Praia continua a funcionar sem embaixador.

O então embaixador, Salem Ali Mohamed Almakrihi, abandonou o país desde abril últimoe as autoridades cabo-verdianas desconhecem o seu paradeiro.

No entanto, fontes oficiosas indicam que Salem Ali Mohamed Almakrihi, membro de uma das etnias que se rebelaram contra Kadafi, terá mudado de ‘campo’, juntando-se aos revoltosos e a outros diplomatas que passaram a obedecer ao CNT.

A abertura deEembaixada da Líbia na capital cabo-verdiana, em junho de 2010, inscreveu-se no âmbito das mais recentes iniciativas, visando o estreitamento das relações entre os dois países, patrocinadas pelo Presidente cabo-verdiano cessante, Pedro Pires.

Estava igualmente prevista a abertura duma missão diplomática cabo-verdiana em Tripoli, o que não chegou a acontecer.

-0- PANA CS/DD 03set2011