Agência Panafricana de Notícias

Bancos zimbabweanos concedem $ 200 milhões para agricultura

Harare- Zimbabwe (PANA) -- Um grupo de bancos zimbabweanos declarou segunda-feira a concessão dum empréstimo de 200 milhões de dólares americanos aos produtores de algodão e de tabaco para aumentar a produção dos principais produtos de exportação do país.
A produção destas duas principais culturas comerciais no Zimbabwe baixou nos últimos anos devido à falta de financiamento e de experiência dos novos agricultores negros.
No passado, a maioria da produção nacional de tabaco era assegurada pelos camponeses brancos, cujos campos foram confiscados pelo Governo.
O presidente da Associação dos Banqueiros do Zimbabwe, John Mangudya, declarou que o empréstimo era destinado a recuperar a baixa da produção dos principais produtos de exportação e aumentar as receitas de exportação do país.
"Este empréstimo permitirá assegurar-se que todos os agricultores vão aumentar o seu nível de produção e é papel do sector bancário pôr à sua disposição empréstimos de financiamento.
Somos o espelho da economia", disse.
Este financiamento ocorre duas semanas depois de o Banco de Importação e Exportação Africano anunciar que vai dar 60 milhões de dólares americanos para o financiamento dos produtores de tabaco.