Lomé, Togo (PANA) - Bancos e instituições financeiras do Togo mobilizaram quinta-feira 100 milhões de francos CFA (838 mil euros) para contribuírem para o Plano de Ação Covid-19 no Togo, soube a PANA fontes oficiais em Lomé.
Filiados na Associação Profissional de Bancos e Instituições Financeiras (APBEF), os atores indicam que o montante servirá ao Estado togolês para "reforçar a dinâmica da solidariedade nacional solicitada pelo Governo."
Cerca de vinte membros, entre os quais bancos, companhias de seguros, empresas de intermediação ou locação financeira, fazem parte desta associação profissional.
A 1 de abril corrente, o Presidente da República, Faure Essozimna Gnassingbé, na sua mensagem à nação, no contexto da resposta à pandemia de coronavírus, anunciou a criação de um Fundo Nacional de Solidariedade e a recuperação económica no valor de 400 mil milhões de francos CFA (quase três mil milhões 352 milhões de euros), referiu.
Também disse contar com mobilizações junto dos parceiros internacionais, com o setor privado nacional e internacional, e todas as pessoas de boa vontade, ou seja um desafio que quer ultrapassar a APBEF.
O número atual de casos de coronavírus confirmados no Togo é de 81, além de 45 casos curados, de 31 em tratamento e de cinco mortes, mencionou.
-0- PANA FAA/IS/DIM/DD 17abril2020