Agência Panafricana de Notícias

Banco público privatizado no Zimbabwe

Harare- Zimbabwe (PANA) -- O Governo do Zimbabwe anunciou quarta-feira ter vendido 49 por cento das acções de People's Own Saving Banks (um banco público) a investidores privados no âmbito dum vasto programa de privatização destinado a mobilizar fundos.
Num comunicado divulgado em Harare, o Governo indica que conservará 51 por cento das acções do banco, o maior e um dos mais antigos do país.
"O Estado ou os seus representantes designados devem deter pelo menos 51 por cento do capital dum banco público", lê-se na nota.
O Governo zimbabweano lançou um programa de privatização das grandes empresas a fim de angariar fundos para controlar o défice orçamental estimado em 800 milhões de dólares americanos.
O Zimbabwe esperava obter dos doadores de fundos 10 biliões de dólares para recuperar a sua economia, mas a maioria dos seus parceiros adiaram a sua ajuda condicionando-a à implementação das reformas políticas e económicas.
Entre as sociedades a privatizar figuram empresas de telecomunicações e dos transportes, bem como a companhia aérea nacional, Air Zimbabwe.