Agência Panafricana de Notícias

Banco português empresta 30 milhões de euros a Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) – A Caixa Geral de Depósitos, instituição bancária portuguesa, vai conceder a Cabo Verde um financiamento de 30 milhões de euros, com o aval do Governo de Portugal, apurou a PANA quarta-feira de fonte autorizada.

De acordo com fonte governamental portuguesa, trata-se de um crédito de ajuda destinado a financiar bens e serviços de origem portuguesa no arquipélago.

Para além de conceder a garantia ao financiamento, o Estado português vai ainda contribuir para a bonificação dos juros que são fixados em 1,37 ao ano.

O prazo para a liquidação da dívida que Cabo Verde vai contrair junto da instituição financeira portuguesa é de 35 anos, com um período de carência de 15 anos.

Um despacho dos secretários portugueses de Estado das Finanças e dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, indica que este financiamento se insere na "política de cooperação para o desenvolvimento", que define como prioridade países com os quais Portugal tem ligações históricas relevantes como é o caso de Cabo Verde”.

-0- PANA CS/IZ 15jan2014