Agência Panafricana de Notícias

Banco norte-americano perspetiva desembolsar facilidade de crédito de $ 1,5 biliões na Nigéria

Lagos, Nigéria (PANA) – O banco norte-americano de exportação e importação "Exim Bank" vai desembolsar, dentro de um ano, a facilidade de crédito de um bilião 500 milhões de dólares americanos oferecida à Nigéria e destinada a financiar as reformas do setor da eletricidade, anunciou o seu diretor-geral, Rick Angioni, citado esta quarta-feira pelo jornal privado “Guardian”.

Segundo Angioni, o desembolso dos fundos poderá começar no próximo ano, devendo efetuar-se caso a caso e progressivamente com o lançamento dos projetos energéticos.

Angioni, que falava em Washington (Estados Unidos), explicou que o banco tinha confiança na potencialidade da Nigéria, pois o seu presidente dirigiu, há dois anos, um plano estratégico quinquenal sobre a situação económica global.

Este plano permitiu descobrir que a Nigéria "é um dos nove países dotados dum Produto Interno Bruto (PIB) e duma potencialidade promissores para exportar para os Estados Unidos.

Segundo ele, a Nigéria e a África do Sul são os únicos países africanos entre os nove Estados.

A Nigéria sendo o país mais povoado de África, «nós achamos que não se pode falar de África sem citar a Nigéria », indicou o diretor-geral do Exim Bank, que nota que este país tem muitos empresários que, no quadro duma política estável, podem tornar o país economicamente forte com já 20 porcento das exportações norte-americanas em África que se encontram neste país.

-0- PANA SB/SEG/NFB/JSG/FK/IZ 02nov2011