Agência Panafricana de Notícias

Banco islâmico financia potência adicional de central térmica no Mali

Bamako, Mali (PANA) - O Banco Islâmico de Desenvolvimento (BID) aceitou financiar a potência adicional de 23 megawatts (cerca de 17 biliões de francos CFA) da central térmica de Balingué, em Bamako (capital maliana), inicialmente dimensionada para 60 megawatts, soube a PANA junto do Ministério maliano da Energia, Água e Ambiente.

Uma missão de avaliação do BID está desde 24 de junho último em Bamako para o efeito.

Até agora, o financiamento disponível (34,3 biliões de francos CFA) permitiu equipar a central térmica a gasóleo pesado de Balingué de 4 geradores totalizando 45 megawatts. O BID está a participar na criação de um programa a curto prazo de 80 megawatts para superar o défice de produção da sociedade Energia do Mali (EDM).

O BID está também a avaliar a possibilidade de abrir uma linha de crédito para a compra de combustível para a sociedade EDM na sequência de um pedido de 20 biliões de francos CFA. O BID reteve o princípio de efetuar o financiamento gradualmente e por desembolsos mensais.

Esta missão do BID segue-se à efetuada em Djeddah na Árabia Saudita de 2 a 6 junho último pelo ministro maliano da Energia, Água e Ambiente, Alfa Bocar Naf, no quadro do seguimento das novas solicitações de financiamento em instância no BID.

-0- PANA GT/TBM/IBA/CJB/IZ 09julho2012