Harare, Zimbabwe (PANA) – Os Zimbabweanos saúdam a decisão do Banco de Reserva do Zimbabwe (RBZ) de injetar mais liquidez na economia, esperando que esta medida venha atenuar a penúria e eliminar subsídios ilegais faturados nas transações eletrónicas, segundo o canal ZBC News.
O país registou, nos últimos dias, um comportamento ilegal de algumas pessoas que aproveitam da penúria atual para acumular e vender espécies mediante custos elevados suscetíveis de ir até 50 por cento, segundo a fonte.
De acordo com um relatório, várias entidades comerciais, pouco escrupulosas, faturavam igualmente subsídios ilegais nas transações eletrónicas.
EM entrevista ao canal ZBC News, pessoas congratularam-se com esta decisão, após a publicação pelo Banco Central, sexta-feira última, do seu enunciado de política monetária a médio prazo, afirmando injetar mais liquidez na economia.
Ao apresentar a declaração da política geral, o governador do RBZ, John Manduya, sanou as inquietudes de inflação após a injeção de liquidez.
Acrescentou que o Banco imprimirá a moeda proporcionalmente aos saldos em dólares zimbabweanos existentes nos bancos do país.
Quase 600 milhões de dólares em espécies circulam na economia, e esta cifra é muito inferior ao um bilião 500 milhões de dólares previstos, se se aplicar o critério de referência universal, compreendido entre os 10 e os 15 por cento da massa monetária total.
-0- PANA AR/ASA/BEH/FK/DD 15set2019