Lusaka, Zâmbia (PANA) - O Banco da Zâmbia comprou 47 quilos de ouro Dore para acumular este metal precioso no quadro das reservas oficiais de liquidez internacionalm segundo um comunicado da referida entidade emitido terça-feira.
O ouro em apreço foi comprado na Zambia Gold Company, e o banco também espera que a mina Kansanshi forneça lingotes de ouro no primeiro trimestre de 2021, lê-se na nota.
O Banco da Zâmbia explicou que a compra de ouro é uma decisão estratégica tomada para alargar a composição e diversificação do pacote de reservas internacionais.
"O aumento de ouro como ativo de reserva aumentará as reservas internacionais do país. As reservas são uma parte essencial das ferramentas do Banco para se proteger contra choques económicos adversos e atingir objetivos da política monetária em matéria de estabilidade de preços e do sistema financeiro, segundo o mesmo documento.
O Banco afirmou que as reservas fornecem também a liquidez necessária às suas operações no mercado externo, lembrando que isto está conforme os objetivos gerais do programa de relançamento económico do Governo lançado em dezembro de 2020.
-0- PANA MM/AR/BAI/IS/MAR/DD 05janeiro2021