Agência Panafricana de Notícias

Banco central do Rwanda analisa injúrias racistas contra empregado de banco alemão em Kigali

Kigali , Rwanda (PANA) – O Banco Central do Rwanda prometeu examinar as injúrias racistas proferidas contra um empregado local de origem rwandesa da instituição de microfinança alemã “AB Bank” que alguns responsáveis europeus teriam qualificiado de “macaco”, soube a PANA esta quinta-feira de fonte oficial em Kigali.

Segundo os primeiros elementos do inquérito em curso, a vítima das injúrias racistas é um cidadão rwandês que trabalha para a instituição de microfinança alemã que os responsáveis originários da Europa queriam demitir por alegada falta de profissionalismo no seu posto, nomeadamente, por divulgar uma correspondência confidencial do Banco ao público.

Mas antes de chegar a um despedimento, os responsáveis do banco trocaram uma série de correspondência por correio eletrónico, afirmando querer livrar-se deste « macaco » acusado de mau comportamento contra os seus superiores hierárquicos.

O AB Bank, que opera na qualidade de instituição de microfinança no país, começou em 2013 as suas atividades no Rwanda, e a maioria dos seus acionistas estão na Alemanha, indica-se.

Entre os acionistas, figuram nomeadamente o Banco Alemão de Desenvolvimento (KFW), a Sociedade Financeira Internacional (SFI) e a Sociedade Financeira de Desenvolvimento dos países Baixos (FMO).

Além do Banco Central, a Polícia rwandesa abriu um inquérito por injúrias de caráter racista e incitação ao ódio racial.

-0- PANA TWA/JSG/FK/IZ 19junho2015