Agência Panafricana de Notícias

Banco alemão disposto a apoiar Tunísia junto de instituições financeiras internacionais

Berlim, Alemanha (PANA) - O presidente do Banco Federal Alemão, Jens Weidamann, prometeu, terça-feira, apoiar a posição da Tunísia no seio das instituições financeiras internacionais, nomeadamente, no Fundo Monetário Internacional, com o qual o país assinou um acordo a título do Mecanismo Alargado de Crédito (MEDC).

Falando durante uma reunião com o ministro tunisino das Finanças, Ridha Chalghoum, Weidmann precisou que este apoio abrange essencialmente o controlo dos equilíbrios financeiros com a satisfação das demandas sociais urgentes.

O FMI exortou no passado a Tunísia a congelar o aumento de salários com vista a controlar o défice orçamental que é causado, em grande parte, pela carga salarial, lembrou um diplomata tunisino.

O Governo tunisino assinou, a 22 de outubro de 2018, um acordo com a União Geral Tunisina do Trabalho relativo ao aumento dos salários no setor público depois de uma ronda de negociações.

O ministro tunisino das Finanças e o chefe do Banco Federal Alemão examinaram os desafios que a Tunísia enfrenta atualmente.

O responsável alemão exprimiu a sua disponibilidade de apoiar a Tunísia para relançar a economia do país, precisou a mesma fonte.

Chalghoum participa com a delegação tunisina nos trabalhos da conferência do grupo dos 20 e a parceria com África que decorre na capital alemã, de 29 a 31 de outubro.

-0- PANA YY/IN/BEH/SOC/MAR/IZ 31out2018