Banco Mundial tem novo diretor de Operações na África Ocidental
Ziguinchor, Senegal (PANA) - O Banco Mundial (BM) tem um novo diretor de Operações para o Senegal, Mauritânia, Guiné-Bissau, Gâmbia e Cabo Verde em Dakar, na pessoa de Nathan Belete, de acordo com uma nota oficial.
Belete substituiu Louise Cord, que liderou com sucesso programas do BM nestes países nos últimos quatro anos e cujo mandato expira em 30 de junho, lê-se na nota.
O novo diretor efetuará uma visita de dois dias a Dakar de 18 a 20 de junho corrente para, nomeadamente, contactar autoridades senegalesas.
De nacionalidade etíope, Belete ingressou no BM em 2000, como jovem profissional, tendo assumido vários cargos dentro da instituição, incluindo o de especialista em agricultura na China e Índia, antes de ser nomeado chefe do Setor do Desenvolvimento Sustentável na África Oriental e, depois, chefe do Setor do Desenvolvimento Sustentável na Indonésia.
O seu último cargo antes desta sua nomeação o de diretor da Divisão da Agricultura na Ásia Oriental e na Região do Pacífico", diz a nota.
Entre as responsabilidades que lhe foram atribuídas por Hafez Ghanem, vice-presidente do BM para África, figuram as de supervisionar o diálogo político e o envolvimento estratégico do BM com os respetivos governos, as partes interessadas e parceiros de desenvolvimento.
Também teve como incumbência facilitar e fortalecer a colaboração com o Grupo do BM para alcançar o duplo objetivo de acabar com a pobreza extrema e promover a prosperidade compartilhada; e envolver efetivamente a equipa do país na identificação de soluções inovadoras de desenvolvimento, acrescenta a nota.
-0- PANA MAD/JSG/CJB/DD 03junho2019