Agência Panafricana de Notícias

Banco Mundial quer aumentar operações no Togo

Lomé, Togo (PANA) - A Sociedade Financeira Internacional (SFI), filial do Banco Mundial, deseja aumentar as suas operações no Togo depois da visita de três dias efetuada a Lomé pelo seu vice-presiente para a África Subsariana e América Latina, Jean-Philippe Prosper, soube a PANA de fontes oficiais esta quinta-feira em Lomé.

Jean-Philippe Prosper revelou que a sua intenção "entrevê o aumento das suas operações" para o Togo nos domínios específicos das infraestruturas, do agronegócios, dos produtos manufaturados e do setor financeiro para "reforçar os financiamentos nos setores prioritários para apoiar o crescimento económico e criar empregos".

O vice-presidente da SFI, que discutiu com as autoridades togolesas e com os representantes do setor privado, congratulou-se com as reformas empreendidas pelo Togo para a melhoria do clima de negócios e a redução das burocracias administrativas e dos os custos ligados aos procedimentos de criação de empresas.

Segundo um documento transmitido à imprensa no termo da visita de Prosper, que terminou quarta-feira, a SFI concedeu um financiamento de 82 milhões e 500 mil dólares americanos e mobilizou 142 milhões de dólares americanos junto de outros investidores para apoiar a construção dum terminal ultramoderno de manutenção de contentores no Porto de Lomé, em conclusão na capital togolesa.

A visita do vice-presidente da SFI durou de 9 a 11 de junho e permitiu-lhe fazer o balanço sobre a situação do clima de negócios com as autoridades togolesas e os apoios possíveis da sua instituição ao Togo.

-0-PANA FAA/BEH/IBA/MAR/TON 12junho2014