Agência Panafricana de Notícias

Banco Mundial lança projeto de energia solar em África

Lagos, Nigéria (PANA) - Um novo projeto de energia solar, visando promover o acesso à energia alternativa moderna em África, foi lançado pelo Banco Mundial (BM), segundo um comunicado da instituição citado terça-feira pela imprensa nigeriana.

Segundo o comunicado do Grupo do Banco Mundial, um mercado viável para os projetos de energia solar privados em África será igualmente criado para ajudar os Governos a aumentar a oferta de energia para milhões de consumidores residenciais e comerciais no continente.

Nomeado "Scaling Solar", ele permitirá igualmente reduzir o tempo de desenvolvimento e a de incerteza para os sub-missionários e os investidores, reduzindo as tarifas para os serviços públicos, em benefício dos consumidores.

"O Grupo do Banco Mundial comprometeu-se a promover o acesso universal duradouro à energia moderna em África e "Scaling Solar" é uma etapa chave para a realização deste objetivo, fornecendo rapidamente eletricidade acessível às populações antes não abrangidas", indicou o comunicado.

África tem os recursos solares mais abundantes do planeta, contudo mais de um terço da sua população vive sem eletricidade.

Os investidores em desenvolvimento de projetos privados solares em África são geralmente dissuadidos por uma diversidade de obstáculos, incluindo as caraterísticas e as estruturas únicas dos diferentes mercados, os custos de transações elevados, os acordos negociados de forma rígida, o alto risco percebido e o custo do capital.

Por conseguinte, a região continua a lutar com um desenvolvimento solar lento, relativamente caro e ineficaz, o que entrava o acesso à eletricidade.

O Banco Mundial sugeriu que uma grande escala da energia solar fotovoltaíca poderá ser rápida e economicamente desenvolvida para aumentar o fornecimento de eletricidade às redes nacionais e melhorar a viabilidade dos serviços de eletricidade para as famílias e as empresas.

"Os países com os quais trabalhamos em África para apoiar o desenvolvimento da energia solar consideram o Grupo do Banco Mundial para a nossa gama completa de serviços - do conhecimento técnico e inovação às garantias e ao financiamento. Graças ao "Scaling Solar", somos capazes de responder ampla e eficazmente a esta zona de crescimento do pedido", declarou, citada pelo comunicado, a diretora principal do Banco para a Energia e Práticas de Extração a nível mundial, Anita Marangoly George.

O projeto fornece um conjunto simples para ajudar os países a determinar a dimensão e a localização dos projetos e depois vendê-los em leilão competitivo aos programadores.

A iniciativa combina garantias do Banco Mundial, da Agência Multilateral de Garantia dos Investidores (MIGA) e financiamentos da Sociedade Financeira Internacional (SFI) para mobilizar o financiamento de projetos solares financiados pelo setor privado que são conetados à rede.

Ela baseia-se na experiência do Grupo do Banco Mundial na promoção de pequeno desenvolvimento da energia solar e em grande escala nas economias emergentes no mundo e nos êxitos do Programa do Renewable Energy Independente Power (REIPP) da África do Sul.

-0- PANA SB/SEG/MTA/IS/IBA/MAR/TON 17fevereiro2015