Agência Panafricana de Notícias

Banco Mundial investe $ 1,15 bilião em projetos sociais na Etiópia

Addis-Abeba, Etiópia (PANA) - O Banco Mundial (BM) emprestou, sem juros, um bilião e 150 milhões de dólares americanos à Etiópia para promover a educação e recrutar docentes suplementares e dezenas de milhares de agentes de saúde e de agricultura, disseram quarta-feira responsáveis da referida instituição financeira.

O BM aprovou uma estratégia nacional de ajuda que visa melhorar a prestação de serviços nas instituições do Estado e que foi aprovada pelo Conselho de Administração do mesmo banco realizado há dias em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

A recente facilidade de empréstimo representa cerca de um terço da ajuda anual, ou seja quatro biliões de dólares anuais concedidos à Etiópia.

Os créditos sem juro visam apoiar os serviços essenciais destinados às populações locais pobres. Os fundos vão permitir desenvolver redes rodoviárias para a promoção do comércio regional e a melhoria dos deslocamentos internos, de acordo com o BM.

O diretor do Escritório do BM para a Etiópia, Guang Zhe Chen, disse que o plano de luta contra a pobreza contribuirá para o progresso rápido registado pela Etiópia com vista a realizar a maioria dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), fornecendo um financiamento para a melhoria dos serviços essenciais tais como a educação, a saúde, a produção alimentar, a água e o saneamento.

Lançado em 2006, o programa permitiu recrutar mais de 100 mil novos docentes das escolas elementares, mais de 38 mil agentes de divulgação da saúde e cerca de 45 mil agentes de divulgação da agricultura.

O programa favoreceu igualmente a transparência e o compromisso citadino divulgando os seus orçamentos e as suas fichas de desempenho em 84 porcento dos distritos em que opera e incentivando uma maior responsabilidade social.

Os doadores de fundos felicitaram recentemente a Etiópia por ter reduzido a sua taxa de mortalidade nas crianças de menos de cinco anos de idade de 123 em cada mil nascimentos vivos em 2005 para 88 em cada mil nascimentos vivos em 2010.

O BM comprometeu-se a apoiar os progressos impressionantes do Governo etíope no desenvolvimento da rede rodoviária.

O projeto etíope do setor dos transportes investirá 415 milhões de dólares para realibilitar cinco estradas principais que desempenharão um papel importante no crescimento económico da Etiópia a médio e longo prazos.

-0- PANA AO/VAO/AKA/TBM/IBA/CJB/DD 27set2012