Agência Panafricana de Notícias

Banco Mundial financia projeto de gestão de florestas no Congo

Brazzaville, Congo (PANA) - O Governo congolês e o Banco Mundial, através da Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA), lançaram quinta-feira, em Brazzaville, um projeto florestal e de diversificação económica, estimado em 32 milhões e 600 mil dólares americanos.

Previsto para uma duração de cinco anos, este projeto é co-financiado pelo Governo congolês com cerca de 22 milhões e 600 mil dólares americanos e pelo Banco Mundial, através da IDA, com 10 milhões de dólares americanos.

Ele abrange três setores florestais: os do norte, do sul e do centro do Congo.

Este projeto responde à ambição das autoridades congolesas de garantir a emergência dum setor dinâmico fora dos recursos petrolíferos para promover o desenvolvimento sustentável do país.

Ele visa, entre outros, reforçar a capacidade institucional das autoridades, bem como o quadro legislativo e regulamentar em matéria de gestão duradoura das florestas e de conservação da diversificação biológica.

Um outro objetivo é a criação dum ambiente favorável ao investimento privado e à promoção dos produtores no setor florestal.

Além deste setor, os domínios identificados para a diversificação económica são os tranportes, a agricultura e as minas.

Com cerca de 22 milhões de hectares de florestas, ou seja seis hectares por habitante, o Congo é um dos países mais ricos do planeta em termos de recursos florestais por habitante.

-0- PANA MB/JSG/MAR/TON 29mar2013