Banco Mundial financia projeto comunitária em Cabo Verde
Praia, Cabo Verde (PANA) - O Banco Mundial (BM) disponibilizará 10 milhões de dólares para financiar um projeto de inclusão social direita a favor de quatro mil famílias, em todos os municípios de Cabo Verde, apurou a PANA, de fonte segura.
Conforme uma nota do Governo, o referido financiamento consistirá em duas estratégias principais, designadamente a expansão contínua do Cadastro Social Único e a implementação e expansão do Programa de Rendimento Social de Inclusão.
“As famílias cabo-verdianas vão ganhar mais oportunidades de inclusão produtiva, como a formação profissional, a formação em gestão de pequenas empresas, o apoio ao trabalho independente, serviços de extensão e acesso às oportunidades económicas existentes nos municípios e nas ilhas onde vivem”, lê-se num comunicado governamental
O projeto tem como objetivo final apoiar os esforços que o país vem realizando para a construção de um sistema de proteção social eficaz, que promova a inclusão social produtiva.
Conforme o primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, “os impactos deste financiamento dirigido à expansão do Programa de Rendimento Social de Inclusão e de Inclusão Produtiva e ao reforço institucional serão significativos na redução da pobreza” no país.
O chefe do Governo cabo-verdiano disse que “reduzir a pobreza impõe intervir com eficácia para quebrar o seu círculo vicioso e evitar que ela se transmita de geração em geração”.
Destacou que “o instrumento mais potente para o efeito é a educação”.
-0- PANA CS/DD 18fev2019