Banjul, Gâmbia (PANA) - O Conselho dos Diretores Executivos do Banco Mundial (BM) aprovou uma subvenção de 30 milhões de dólares americanos para a Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA) a fim de melhorar a qualidade e utilização dos serviços de saúde essenciais na Gâmbia, soube a PANA de fonte oficial em Banjul.
Segundo uma declaração publicada sábado último, o projeto de reforço dos serviços de saúde essenciais oferecerá subvenções de financiamento, com base nos desempenhos, aos estabelecimentos sanitários.
Também reforçará o compromisso comunitário para melhorar a utilização dos serviços de saúde de qualidade e instalará sistemas sanitários resistentes e sustentáveis a fim de apoiar a prestação de qualidade, segundo o documento.
Constam igualmento do projeto a renovação de alguns estabelecimentos sanitários e a instalação dum serviço nacional de transfusão de sangue.
O empreendimento baser-se-á no sucesso do projeto "Resultados em Matéria de Nutrição e Saúde Materna e Infantil” e do projeto “Covid-19 Preparação e Resposta”, em curso, para melhorar o acesso e a utilização dos servios de cuidados de saúde primários para todos na Gâmbia, declarou Feyifolu Boroffice, representante local do Banco Mundial (BM) na Gâmbia.
A longo prazo, o projeto deverá contribuir para reduzir a mortalidade materna e infantil, e, portanto, melhorar o índice do capital humano da Gâmbia, concluiu.
-0- PANA MSS/MA/ASA/TBM/FK/DD 11out2020