Banco Mundial financia luta contra covid-19 no Congo
Brazzaville, Congo (PANA) – O Banco Mundial (BM) aprovou um financiamento de 11 milhões e 300 mil dólares americanos (6,8 biliões de francos CFA) para ajudar o Congo na luta contra o coronavírus e melhorar a respota às emergências de saúde pública, anunciou sábado a rádio pública, em Brazzaville.
O projeto de riposta de emergência à covid-19 visa responder às necessidades de saúde pública da população congolesa e reforçar as ações do Governo em matéria de prevenção, supervisão epidemiológica, deteção precoce e confirmação dos casos.
Este apoio vai permitir aumentar as capacidades de despistagem e de assistência dos pacientes e a preparação do sistema de saúde e a resposta visando em particular as cidades mais afetadas.
Segundo a fonte, que cita o diretor das operações do BM para o Congo, Christophe Carret, o projeto reforçará a campanha nacional de sensibilização para conter a propagação da doença.
"Trata-se de uma ajuda imediata para apoiar a estratégia nacional de resposta à pandemia da covid-19 e reforçar a prevenção, a preparação do sistema de saúde e a resposta, incluindo a assistência dos pacientes afetados pelo coronavírus”, declarou Christophe Carret.
O grupo do BM toma medidas rápidas e de grande envergadura para ajudar os países em desenvolvimento a reforçar a sua ação contra a pandemia e melhorar a vigilância sanitária e as intervenções de saúde pública, apoiando o setor privado para permitir às empresas continuar as suas atividades e manter os empregos.
O BM prevê contribuir até 160 biliões de dólares americanos de financiamento durante os próximos 15 meses, para ajudar os países a proteger as populações pobres e vulneráveis, apoiar as empresas e favorecer o rendimento da economia.
-0- PANA MB/BEH/MAR/IZ 26abril2020