Agência Panafricana de Notícias

Banco Mundial e França concedem $ 133 milhões ao Mali para projetos de desenvolvimento

Bamako, Mali (PANA) – O Banco Mundial (BM) e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) disponibizaram 61 niliões de francos CFA (mais de 133 milhões de dólares americanos) para projetos de desenvolvimento do Mali, constatou a PANA quinta-feira em Bamako.

Três acordos sobre este financiamento foram assinados pelo Governo maliano, o BM e França no quadro de projetos do desenvolvimento comunitário, dos transportes e da ajuda orçamental global.

Avaliado em mais de 31 biliões de FCFA (mais de 63 milhões de dólares americanos), o primeiro acordo concluído com o BM destina-se ao financiamento do Projeto de Apoio aos Comunas Urbanas do Mali (PACUM) nos próximos seis anos.

Este apoio financeiro visa reforçar o desenvolvimento dos programas institucionais das comunas do distrito de Bamako e das cidades de Kayes (oeste), Sikasso (sul), Segou (centro) e Mopti (norte).

A implementação deste empreendimento vai contribuir para a realização de objetivos específicos, nomeadamente a planificação eficiente e adaptada suscetível de permitir responder às prestações de serviços identificados com as populações.

O projeto concerne igualmente ao melhoramento e à eficiência da gestão das infraestruturas bem como à implementação eficiente dos planos de investimentos anuais.

A segunda convenção assinada igualmente com o BM, cifrado em 10,3 biliões de FCFA /mais de 20 milhões de dólares americanos) contribuirá para a execução da segunda fase do Projeto Setorial dos Transportes (PST-2).

Este projeto visa a abertura do país através da reabilitação de estradas, da manutenção das pistas rurais, da realização e da construção de cais.

Por sua vez, a convenção assinada com França, concerne às modalidades e às condições de concessão de fundos ao Mali no quadro do acordo sobre a sua dívida monetária para com este país europeu.

Nos termos deste acordo, França disponibiliza, através da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), ao Governo maliano cerca de 20 biliões de FCFA (mais de 40 milhões de dólares americanos).

Estes recursos vão permitir ao Mali financiar, nos próximos três anos, uma parte do orçamento em apoio à Estratégia de Crescimento e Redução da Pobreza no quadro da ajuda orçamental global.

Esta ajuda será feita em 20 porcento ao desenvolvimento do setor privado dando prioridade a reformas estruturais e reforçando as capacidades, ao passo que 30 porcento são reservados para o desenvolvimento das regiões do norte do Mali (Tombouctou, Gao e Kidal).

Por outro lado, a metade do financiamento será paga sob a forma duma ajuda não afetada em apoio à Estratégia de Crescimento e Redução da Pobreza.

-0– PANA GT/JSG/IBA/CJB/DD 28jul2011