Banco Mundial disponibliza $ 130.000.000 ajudar Tunísia adquirir alimentos
Túnis, Tunísia (PANA) - O Conselho dos Governadores Executivos do Banco Mundial (BM) aprovou um novo financiamento de 130.000.000 dólares americanos a favor da Tunísia a fim de atenuar as consequências da guerra entre a Rússia e a Ucrânia, nos preços dos produtos alimentares, indica um comunicado da referida instituição publicado quarta-feira em Túnis.
Este empréstimo permitirá à Tunísia financiar a importação dos produtos vitais, como trigo, leite e dar ajuda excecional para cobrir as importações de cevada necessária à produção de leite, lê-se na nota.
O financiamento visa apoiar agricultores proprietários de pequenas superfícies para adqiuirir sementes para a próxima campanha agrícola.
O fundo inscreve-se no quadro do Programa de Intervenção Rápida, adotado em colaboração com parceiros financeiros da Tunísia, incluindo o Banco Europeu de Investimento (BEI) e a União Europeia (UE).
O mesmo permitirá a aquisição de 75.000 toneladas de cevada para ajuidar pequenos produtores de leite por cerca de um mês, além de 40.000 toneladas de sementes de trigo de alta qualidade para cobrir a próxima campanha agrícola que se iniciará em outubro de 2022.
Confrontada com pertubações na importação de cererais, a Tunísia importou, em 2021, 60 por cento das suas necessidades de trigo fresco e 66 por cento de cevada da Rússia e da Ucrânia.
Segundo um responsável das Operações do BM para a Tunísia, Alexandre Arrobbio, citado no comunicado, a Tunísia está confrontada com um choque severo da oferta e abastecimento de cereais, devido a dificuldades de acesso aos mercados financeiros e ao aumento dos preços mundiais que mexeram com a sua capacidade de se abastecer com cereais importados.
-0- PANA YY/IN/IS/FK/DD 30junho2022