Agência Panafricana de Notícias

Banco Mundial desembolsa $ 75,5 milhões para setor de energia do Burkina Faso

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O Banco Mundial (BM) disponibilizou mais de 75 milhões e 500 mil dólares americanos) para financiar o setor da energia no Burkina Faso, anunciou segunda-feira o ministro burkinabe da Energia, Alfa Oumar Dissa.

No termo da assinatura de um acordo sobre este financiamento, em Ouagadougou, Dissa afirmou que o mesmo vai permitir "melhorar a situação financeira do setor da energia, reforçar as políticas de investimento no setor da eletricidade, nomeadamente projetos estruturantes e, sobretudo, contribuir para melhorar a oferta de energia no nosso país".

Segundo Cheikh Fantamady Kanté, representante residente do BM, este financiamento evidencia a vontade da sua instituição de acompanhar o Burkina Faso na realização dos seus objetivos de desenvolvimento económico e social.

Aprovado a 14 de dezembro de 2017 pelo Conselho de Administração do BM, este acordo consiste na implementação da segunda operação de financiamento duma série de reformas atinentes à energia e à gestão orçamental.

A 29 de novembro último, o Burkina Faso inaugurou a central fotovoltaíca de Zagtouli em Ouagadougou, com capacidade de produção anual para 56 GWH que faz desta estrutura a maior da África Ocidental.

"O Burkina Faso tomou a firme resolução de tudo aplicar para explorar um dos seus principais recursos que é o sol, porque o país beneficia dum importante jazigo solar com uma radiação de 5,5 wh/metro quadrado e por dia", regozijou-se o Presidente burkinabe, Roch Marc Christian Kaboré quanto à assinatura desta convenção.

-0- PANA NDT/BEH/MAR/DD 19dez2017