Niamey, Níger (PANA) - O Banco Mundial aprovou um financiamento de 273 milhões de dólares americanos para facilitar o acesso aos serviços a 65 milhões de pessoas, em particular de categoria social mais pobre da África Ocidental, incluindo o Níger, de acordo com um comunicado da instituição.
Este apoio do IDA faz parte do Programa Único de Identificação para a Integração e Inclusão Regional na África Ocidental (WURI) com o estabelecimento de sistemas básicos de identificação que incluem qualquer pessoa fisicamente presente no território da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), segundo a nota.
Este financiamento destina-se à segunda fase do programa WURI, que inclui Togo, Benin, Burkina Faso e Níger, e diz respeito a cerca de 65 milhões de pessoas, lê-se no documento.
Cada país implementará o seu sistema básico de identificação de base, de acordo com as suas necessidades, utilizando um número limitado de critérios para assegurar uma identificação única para cada indivíduo.
O programa contribuirá igualmente para "melhorar o acesso a serviços básicos, tais como a protecção social e médica, as pensões, bem como a inclusão financeira e digital, o empoderamento das mulheres e das meninas e a mobilidade dos trabalhadores", de acordo com a mesma fonte.
-0- PANA SA/DIM/DD 30abril2020