Agência Panafricana de Notícias

Banco Mundial decide levantar gelo de fundos para Guiné Conakry

Conakry, Guiné (PANA) – O Banco Mundial (BM) anunciou no fim-de-semana em Conakry a sua decisão de levantar o seu "congelamento institucional" contra a Guiné-Conakry desde a 23 de Dezembro de 2008, depois do golpe de Estado perpetrado por uma Junta imediatamente depois da morte do então Presidente Lansana Conté vítima de uma longa doença, soube-se de fonte oficial.

O representante do BM na Guiné-Conakry, Siaka Bagayoko, indicou à imprensa, no termo duma sessão de trabalho entre vários membros do Governo guineense e peritos da instituição financeira, que o condelamento da cooperação poderá ser levantado a partir da segunda-feira próxima.

O BM comprometeu-se a conceder, entre junho e dezembro próximos, 150 milhões de dólares americanos de uum total de 200 a 255 milhões de dólares americanos para financiar "projetos prioritários", geradores de emprego, segundo os peritos da instituição financeira.

O Governo guineense, representado pelo ministro da Economia e Finanças, Kerfalla Yansané, e por vários dos seus colegas, expôs, nessa ocasião, vários projetos, nomeadamente nos setores da água, da eletricidade, dos transportes e da agricutlura.

A reunião técnica dos peritos do BM considerou que a "a Guiné-Conakry se tornou novamente num Estado democrático" no termo da segunda volta das eleições presidenciais organizada em novembro último e vencidas por Alpha Condé.

Segundo a mesma fonte, o novo Presidente guineense escreveu quinta-feira última aos responsáveis do BM, em Washington, nos Estados Unidos, para lhe exprimir o compromisso do seu regime de respeitar as regras e leis da instituição financeira.

Vários projetos do BM centrados nas pistas rurais no leste e no centro do país, foram suspensos desde o condelamento institucional dos fundos a favor deste país da África Ocidental.

Os passivos em atraso da Guiné-Conakry, junto do BM, estimam-se em 60 milhões de dólares americanos que o Governo deste país se comprometeu a pagar até fevereiro próximo.

-0- PANA AC/AAS/SOC/MAR/DD 16Jan2011