Banco Mundial consagra 30% de financiamentos a infraestruturas no Burkina Faso
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – Cerca de 30 por cento dos financiamentos do Banco Mundial são consagrados às infraestruturas, no Burkina Faso, anunciou, segunda-feira, nos Estados Unidos, o vice-presidente do Banco Mundial (BM) para as Infraestruturas, Makhtar Diop, segundo um comunicado oficial divulgado terça-feira, em Ouagadougou.
A nota da Presidência burkinabe indica que o Presidente Roch Marc Christian Kaboré concedeu, segunda-feira à tarde, uma audiência ao vice-presidente do BM para as Infraestruturas, Makhtar Diop, que fez o balanço da carteira da instituição no Burkina Faso nos setores das infraestruturas.
"As infraestruturas constituem um elemento essencial do Banco Mundial. Perto de 30 por cento dos recursos que pôs à disposição do Burkina Faso são nos domínios da energia, do transporte, digital e do financiamento das infraestruturas”, indicou Makhtar Diop.
Segundo a mesma fonte, esta reunião foi igualmente a ocasião para ele, depois de seis anos passados à frente do departamento África do Banco Mundial, abordar as novas funções de vice-presidente para as Infraestruturas com o chefe de Estado e discutir a aceleração da aplicação dos programas atualmente em execução.
"Todo o programa que temos no Burkina Faso visa justamente acelerar o acesso à eletricidade pelas populações rurais, mas igualmente desenvolver as pistas e estradas rurais”, indicou o vice-presidente do BM para as Infraestruturas.
Sublinhou que a instituição trabalha hoje para reforçar, contudo, as vertentes de desenvolvimento económico e acompanhar os países para angariar recursos a nível fiscal, com vista a poder investir na segurança.
"Sabemos que há outros parceiros mais especializados que o Banco Mundial no domínio que apoiam o Burkina Faso”, concluiu Diop.
O Presidente burkinabe reuniu-se com o responsável do Banco Mundial nos Estados Unidos à margem da Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).
-0- PANA TNDD/BEH/MAR/IZ 24set2019