Agência Panafricana de Notícias

Banco Mundial congela financiamento de projectos no Quénia

Nairobi- Quénia (PANA) -- O Banco Mundial (BM) declarou quinta-feira ter suspenso um financiamento de 166 milhões de dólares americanos destinados a projectos educativos, hidráulicos e à luta contra as inundações no oeste do Quénia, depois de alegações de desvios de fundo e corrupção.
Entre estes projectos figuram o programa de apoio ao sector da educação (KESSP) e o projecto comunitário de luta contra as inundações no oeste do Quénia (WKCDD).
A decisão do Banco Mundial segue-se ao anúncio feito quarta-feira pelo Governo queniano de ter congelado as contas dos dois projectos devido a desvios e corrupção.
A directora do BM para o Quénia, Johannes Zutt, declarou que a sua instituição está determinada a elucidar o mais rápido possível as alegações de corrupção para que estes projectos possam ser retomados.
Os responsáveis quenianos declararam estarem em curso inquéritos minuciosos sobre estas acusações.
O apoio do BM ao projecto do KESSP estima-se em 80 milhões de dólares americanos cujo financiamento foi aprovado em Setembro de 2006 e para os quais cerca de 57 milhões já foram concedidos.
O apoio do banco ao projecto do WKCDD avalia-se em 86 milhões cujo financiamento foi aprovado em Março de 2007, tendo sido disponibilizados cerca de 20 milhões.