Túnis, Tunísia (PANA) - O Banco Mundial (BM) disponibilizou recentemente à Tunísia 23.745.000 dólares americanos, dos quais 1.800.000 sob a forma de subvenção, sendo o restante sob a forma de empréstimo, soube a PANA de fonte oficial.
Este fundo foi desembolsado na sequência de um acordo assinado entre o ministro tunisino da Economia e Planeamento, Samir Said, e o representante residente do Banco Mundial (BM) na Tunísia, Alexandre Arrabio.
Segundo Said, o financiamento faz parte dum programa de apoio aos esforços da Tunísia para fazer face à pandemia do coronavírus (covid-19), melhorando as capacidades do sistema nacional de saúde.
Reafirmou, nessa ocasião, a solidez da cooperação financeira e técnica existente entre a Tunísia e o BM, um dos parceiros mais importantes do país, em matéria de desenvolvimento económico e social.
Do seu lado, Arrabio declarou que a sua instituição interagiu de forma coordenada com as necessidades económicas e sociais da Tunísia, nomeadamente as de enfrentar a crise sanitária, apoiando o seu potencial financeiro, quer seja na aquisição de vacinas ou no fornecimento de meios logísticos.
Sublinhou a disponibilidade do BM para continuar a prestar apoio necessário para que a Tunísia possa reforçar o seu crescimento económico e social.
-0- PANA YY/IN/JSG/MAR/DD 15junho2022