Agência Panafricana de Notícias

Banco Mundial concede $ 8,458 milhões para centro de excelência no Benin

Cotonou, Benin (PANA) – O Banco Mundial (BM) vai desembolsar quatro biliões de francos CFA (oito milhões 458 mil dólares americanos) para criar um centro de excelência na Universidade de Abomey-Calavi (primeira universidade pública beninense), soube-se este domingo em Cotonou de fontes universitárias.

Esta subvenção inscreve-se no quadro do financiamento pelo Banco Mundial de 19 centros de excelência, visando transformar a ciência, a tecnologia e o ensino superior em sete países da África Ocidental e Central.

Os centros selecionados na sequência dum concurso beneficiarão dum financiamento visando apoiar setores do ensino especializados nos domínios da ciência, da tecnologia, da engenharia e da matemática (STIM), mas também da agricultura e da saúde.

O centro de excelência de Abomey-Calavi será consagrado à matemáticas aplicada no âmbito do projeto de Centros de Excelência Africanos (CEA), que deve permitir aos estudantes do continente dotar-se de competências científicas e técnicas de ponta.

O CEA será financiado por fundos da Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA).

-0- PANA IT/BEH/FK/IZ 04maio2014