Agência Panafricana de Notícias

Banco Mundial concede $ 27 milhões para gestão de catástrofes na África Ocidental

Abuja, Nigéria (PANA) - O Banco Mundial (BM) concedeu 27 milhões de dólares americanos para os países da África Ocidental vulneráveis a catástrofes naturais, no quadro de esforços para os ajudar a melhorar a gestão destes fenómenos.

Os países beneficiários deste fundo mundial na gestão de catástrofes são o Senegal, o Gana, o Mali, o Togo e o Burkina Faso, revelou o BM, lembrando que presta igualmente, desde 2010, assistência técnica à Nigéria através da Agência Nacional da Gestão de Catástrofes.

O chefe da equipa do Banco Mundial para a Gestão de Catástrofes em África, Paolo Caputo, revelou a concessão deste fundo aos países oeste-africanos durante o 14º Fórum Regional sobre o Clima que decorre em Abuja, na Nigéria.

Caputo sublinhou a necessidade de melhorar o diálogo e a cooperação entre os especialistas em gestão de catástrofes, hidrologia e meteorologia.

Ele indicou que tal vai ajudar a melhorar a eficácia dos sistemas de alerta precoce para as inundações e reduzir as perdas em vidas humanas e os danos materiais na África Ocidental.

Por seu turno, o representante da organização meteorológica mundial, Peer Heimproves, declarou que a África Ocidental conheceu, nos últimos anos inundações acrescidas, que, só em 2010, afetaram mais de dois milhões e 200 mil pessoas e custaram a vida a mais de 500 pessoas, sem contar as importantes perdas ocasionadas no plano socioeconómico.

-0- PANA MON/BOS/ASA/TBM/SOC/MAR/IZ 23junho2011